sábado, 15 de junho de 2013

Forças Armadas começam ações na BA para Copa das Confederações

Marinha, Aeronáutica e Exército trabalharão de forma integrada com SSP.
Operações até o dia 30 de junho em Salvador. Capital recebe três jogos.

Por G1 Bahia 

Foi apresentado, em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, o esquema de segurança montado pelas Forças Armadas para a Copa das Confederações em Salvador. A capital baiana receberá três jogos, que serão realizados nos dias 20 (Uruguai x Nigéria), 22 (Brasil x Itália) e 30 (disputa do terceiro lugar na competição). As ações, que serão coordenadas pela Marinha, através do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), no 2º distrito Naval, no Comércio, começam nesta sexta-feira.

Participam da operação, até o dia 30 de junho, as três forças nacionais, Marinha, Exército e Aeronáutica, que vão trabalhar de forma integrada com os órgãos da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), como as Polícias Civil e Militar.

- O Centro de Defesa estará ligado ao da SSP, terá profissionais da Secretaria. Um pode acionar o outro, caso seja necessário. A comunicação será constante, a integração é plena. As Forças Armadas não farão o trabalho da pollícia e nem a polícia o da Forças Armadas - afirmou o Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, coordenador de Defesa de Área em Salvador.
Representantes das Forças Armadas e da SSP-BA, em coletiva realizada em Salvador (Foto: Lílian Marques/G1)

Além do Vice-Almirante, também estiveram na coletiva o General de Divisão, da 6ª Região Militar do Exército, Racine, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o coronel Sampaio, comandante da Base Aérea de Salvador, e Otoney Braga, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que também vai atuar nas ações de defesa durante a Copa das Confederações em Salvador.

Entre as atividades do CCDA também estão ações de defesa cibernética, controle do espaço aéreo, ações de inteligência estratégica, fiscalização de explosivos, defesa química, biológica, ardiológica e nuclear. As atividades na área de inteligência serão desenvolvidas pela Abin. Com a Secretaria da Segurança Pública do estado ficam ações como a segurança nos estádios, hotéis e estradas, escolta das delegações e autoridades. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará a escolta das delegações e autoridades, juntamente com a Polícia Militar.

Estrutura

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), inaugurado na quinta-feira pelo Governo do Estado, concentra também uma estrutura criada pela SSP-BA para reforçar a segurança em Salvador e região metropolitana durante a Copa das Confederações.

As ações de defesa das Forças Armadas não devem alterar a rotina da população, segundo informou o Vice-Almirante Monteiro Dias, mas não deve passar despercebida. Navios da Marinha ficarão mais próximos das praias durante o período. São dez embarcações. Além disso, as três forças vão proteger pontos estratégicos da região metropolitana. Foram definidos 15 locais, entre os portos de Salvador, Aratu e aeroporto. Unidades de geração de água e energia elétrica também estão na lista.

No espaço aéreo, em dias de jogos na Arena Fonte Nova, haverá delimitação de área para voos, que estarão proibidos uma hora antes e quatro horas depois no entorno do estádio. No total, 3.260 militares da Marinha, Exército e Aeonáutica serão mobilizados para os trabalhos do Centro de Defesa de Aréa na capital baiana. Outros 2 mil podem ser acionados, caso haja necessidade.

- Vamos fazer o envolvimento de toda parte de mar de Salvador. A ideia é que a cidade seja envolvida na parte naval pela Marinha, na parte aérea pela Aeronáutica e por terra pelo exército para que seja garantida a segurança no grande evento. A partir de hoje nós estamos prontos para atender qualquer demanda da população - disse o Vice-Almirante Monteiro Dias.


O esquema de segurança desenvolvido pela SSP-BA para a Copa das Confederações foi anunciado, também em coletiva, na terça-feira. A principal novidade é um kit antibombas, formado por robô, raio-X portátil, tenda de contenção, roupa de proteção e detector de gases tóxicos. Trabalharão no evento esportivo, 2.305 policiais militares e  250 civis, 695 bombeiros e 60 agentes do Departamento de Polícia Técnica.

Fonte: G1.Bahia

16 comentários:

  1. Paulo roberto e o PL4373/2012 caiu em esquecimento ou ainda esta em andamento para ser aprovado


    ResponderExcluir
  2. Paulo Roberto, parece-me que não só eu mas todos os que participam do blog tem apenas um interesse, o PL 4373/2012,em verdade, as outras matérias não são de meu interesse atualmente.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, as visitas em seu blog Paulo Roberto é para termos informações sobre o PL 4373/2012, pois há QEs em diversos ponto do País que utiliza o seu blog para acompanhar, se informar referente a este assunto "PL 4373/2012", Gostaria que publicasse como esta a situação real deste Projeto de Lei, caso tenha alguma informação, Agradeço a você Paulo Roberto pelo seu blog esta mantendo nós QEs sempre nos informando dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as opiniões citadas acima, mas eu tenho a minha opinião formada. O PL 4373/2012 virou bandeira para alguem ser eleito, é só perceberem que ninguem dá informaçoes concretas, dá sim, em dose homeopaticas até chegar as eleições de 2014. Faço um desafio aos meus colegas realmente do QE. Vejam bem, a Lei que modificou as promoções do QCO levou em torno de 1 ano e meio para ser aprovada, eu quero ver a nossa situação quanto tempo vai durar. Outra coisa que nos podemos ver é as materias que não nos interessa sendo comentada em nosso meio, inclusive matéria feita por General, algum QE conhece oficiais que esta nos apoiando, se tem, nos diga. Estou indignado, para mim é um projeto ELEITOREIRO, nossos companheiros estão indo para reserva sem ver a promoção, perdi a confiança em todos que esta em volta deste projeto. Espero que não tirem o meu comentário como fizeram anteriormente.

    ResponderExcluir
  5. É amigos da para sentir algo estranho nos ares de Brasilia para nos o assunto e pl 4373/2012,e o que temos de partilhar com comição da verdade se quem tem que ser julgado não somos nós; por favor deixem de lado esses assuntos e vamos focar o q realmente entereça,(pl4373/2012 e 2886%). So que temos que contar com alguem entre os politicos porque caso comtrario não vamos consequir nada, pois se a coisa esta ruim com eles sera pior sem eles e seja o que DEUS quiser. Pois só ele pode nos dar essa graça que tanto esperamos, fé em DEUS! UM abraço e uma otima semana para todos.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Paulo Roberto,
    Vamos focar no PL 4373, pois o que vejo é o pessoal se afastar do Blog.

    ResponderExcluir
  7. É amigo,comição da verdade,torturadores,militares jogando a batata quente para cima pra ver que pega isso não interaça, quem fez paga e quem não fez que não seja julgado pelos acontecido de outroras, se temos que participar do passado e ser julgados como tal, justo sermos promovido no presente como tal,pl 4373/2012.

    ResponderExcluir
  8. Li comentario que a reunião do dia 21 com os praças foi realisada mas não foi divulgado o que ficou acertado na reunião ou foi só mais um boato sedativo para os QEs, acompanharão hoje nas esplanadas como a coisa ta ficando invazão direta do povo pelos seu direitos de cidadãos e nós nem isso podemos faser por causa das reprezalias dos comandos, dos nossos direitos quem deside é eles e pelo que vejo vai acabar ficando como eles querem pois esta muito parada essa tal PL.Um abraço a todos e q DEUS nos proteja.(não é desanimo é a realidade que aos pouco tavindo a tona).

    ResponderExcluir
  9. Seja qual for a matéria, pode versar sobre culinária, os comentários estão ligados ao PL 4373. Isso demonstra a preocupação de nossos colegas que veêm neste Blog o único meio de informação para todos os rincões deste Brasil. Estou com eles, sou um deles e meu interesse é este PL, estou preocupado pois logo teremos recesso parlamentar e a apresentação do PL pelo Sr Dep Cajado ao mesmo tempo que causa júbilo e esperaça em alguns, desesperança e desânimo em outros, ódio e revolta em outros ainda. Paulo Roberto, sou daqueles que tem esperança, nas estou muito longe da Corte, tento ajudar aqueles que estão desanimando com a demora e me afasto daqueles que tem sentimentos mesquinhos contra nós. Já mandei e-mail para tantos deputados e vou mandar mais, mais, muito mais, vou fazer a minha parte e, certeza só uma, estaremos juntos no Reino dos Céus.

    ResponderExcluir
  10. Paulo sabes alguma coisa da reunião do dia 18 de junho as 16h o que ficou acertado pois soube da reunião e apos iria seguir para algum entendimento na camara ou congreço coisa assim, sei que foi com o ministro mas o que foi acertado nimquem divulgou. grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo QE, da reunião não sei nada, nem sabia que haveria uma, pelo menos não foi divulgado no blog, agora, sei que o Dep Pimenta-PT-RS, expediu uma carta dirigida ao Dep Cajado solicitando a apresentação do parecer do relatório sobre o PL4373, bem como a inclusão na ordem do dia da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Documento datado no dia 18/06/2013. Acreditar é vencer, a luata continua, a vitória é certa! Abraço aos QEs do 62º Btl F Paz-Angola.

      Excluir
  11. Na reunião nada ficou acertado só o de sempre estamos empenhados para resolver esse impase constrangedor q se tornou entre os militares o governo, q por sua fes a sua parte de (corrupto e sem vergonha)

    ResponderExcluir
  12. NOVIDADES:
    Deputado Pimenta protocola documento que defende votação do PL 4373/2012

    http://paulopimenta.com.br/imprensa/deputado-pimenta-protocola-documento-que-defende-votacao-do-pl-43732012/#.UcM9X_I74yc

    ResponderExcluir
  13. bom sgt Marcos, mas o que significa protocolar documento que defende votação PL 4373, o que acontecerá com esse protocolo ou é bizu de baia para acalmar os Queezinhos, que estão indignados de tanto esperar, eu mesmo já perdi as esperanças e pedi a reserva chega de trabalhar de graça para o EB, na expectativa de promoção que não vai sair nunca, e tomara que quebrem toda essa Brasilia, e acabem com esses corruptos ai.

    ResponderExcluir
  14. eu concordo com o companheiro acima tem que quebrar todo o planalto e tirar todos os corruptos de la, a pau e bala bando de safados.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite companheiro,
    Quando eu postei esse protocolo foi na intenção de mostrar aos companheiros que o PL 4373/2012 não está esquecido. O Dep Claudio Cajado já sinalizou positivamente em aceitar a Emenda 4 do Dep Paulo Pimenta e está elaborando o relatório para entregar a CREDEN - Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo.
    Entendo o seu desespero por soluções rápidas aos nossos anseios, mas informo ao amigo que a nossa vida nunca foi fácil e não será fácil essa promoção.
    Somente pelo fato do Dep Paulo Pimenta ter protocolado um pedido na Comissão já acelera bastante o trâmite do PL 4373/2012 pois tem alguém pedindo por nós. Não devemos esmorecer agora.Vá para a reserva tranquilo e quando o PL 4373/2012 for aprovado, tenha certeza que vc mesmo na reserva será beneficiado, mas não perca a esperança, devemos lutar juntos. Eu também tenho família e sei a dificuldade que estamos passando, mas a nossa vitória está mais próxima do que longe. Os que torcem para a nossa derrota adoram quando entramos em desespero e começamos a ofender uns aos outros.
    JUNTOS VENCEREMOS. TENHO CERTEZA DISSO.

    ResponderExcluir