IMPOSTÓMETRO

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Algumas dúvidas do Projeto QE 4373/2012, e comunicado às praças de escolas.

Muitos perguntam se realmente esta promoção sai ou não, se vale para as três forças armadas ou não.

Minha visão, mas nada de concreto:

O Projeto veio de uma luta de anos dos Taifeiros do EB, e sucessivamente dos Sargentos QEs do mesmo, uma luta que dura há anos juntamente com o apoio do Dep Fed Paulo Pimenta, Dep Fed Érika Kokai e Sen Paulo Paim. Luta esta que cresceu dentro do Exército, militares procurando seu reconhecimento por mais de 20, 25 e 30 anos de serviços prestados ao Exército.
Alguns pode até criticar no que vou dizer, mas a realidade do que pode acontecer é a seguinte: Se a Comissão de Justiça aprovar as Emendas que envolvem as três Forças, glória a Deus, pois realmente todos receberão esta benção, mas se focarem em algumas emendas que fala só do EB, nessa comissão serão cortadas as Emendas que envolvem os militares da aeronáutica e da marinha, concedendo somente ao EB, simplesmente pelo projeto ter vindo do Exército.
Já observei que existem deputados nesta visão ao qual já está colocando este tipo de emenda neste projeto, onde serão prejudicados os militares da aeronáutica e marinha. Outra coisa, quanto mais emendas, mais será a demora para aprovação do Projeto 4373, podem ter certeza disso.

Aproveitando este espaço, comunico às praças de escolas o seguinte, independente de sermos promovidos a 2º Sgt, 1º Sgt ou Subtenente, Suboficial, para nós do Quadro Especial não importa se são essa as suas preocupações, o que importa é o reconhecimento de anos de serviço desses militares que não viajam pra lugar nenhum, se eles não fizeram forças especial, comando disso e daquilo, ter curso de cabeça pra baixo etc, etc, etc, não importa, nós MILITARES temos que nos UNIRMOS, pois é o único jeito de receber um salário melhor, será pouco, mas vale a pena, ficaremos na história, coisa que nunca aconteceu, vocês já estão sendo abençoados, não se preocupem com quem LUTA pra garantir um alimento melhor pra seus familiares, os QEs de todo Brasil, Marinha, Exército e Aeronáutica também é GENTE e tem o direito de correr atrás de algo melhor, de seus direitos e isto é constitucional.

Att: Paulo Roberto


28 comentários:

  1. Vamos passo a passo, degrau a degrau, mas o tempo não e nosso amigo, muito pelo contrario, tem que acabar logo essa historia e definir de uma vez o que vai acontecer ,Ano que vem vamos lembrar daqueles que realmente brigaram por nos, e não esquecer daqueles que nos prejudicaram.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Amigo Paulo Roberto, nós (QE) não temos nada haver com sargentos das Escolas de Papel.

    ResponderExcluir
  3. marcelo

    concordo com o que o paulo roberto falou e acrescento o seguinte: ouvi de um colega de trabalho (sargento de escola) que se um dia nós do quadro especial do EB fôssemos promovidos a Subtenentes eles seriam promovidos a coronel.
    tendo em vista esse comentário faço votos que nós sejamos promovidos a Subtenente e que nosso patrono (Deputado Paulo Pimenta) intercedesse para que os sargentos de escola fossem promovidos a oficial sem ter que fazer chacao e suas promoções fossem regidas por lei e não por portarias que mudam todos os dias e trazem prejuízos a classe de sargentos de escola. o egoísmo não leva ninguém a lugar nenhum, todos nós somos merecedores de uma vida justa e de reconhecimento e tratamento digno.
    vitória a todos.

    ResponderExcluir
  4. Q eles sejam todos promovidos. Deus acima de tudo. Amem.

    ResponderExcluir
  5. Artigo muito bom meu amigo Paulo Roberto. Vamos continuar a nossa luta, temos que dar uma condição melhor de vida para os nossos filhos, as nossas esposas e até para nós mesmos. Não podemos "ligar" para o que falam os nossos irmãos de farda de escola, eles são tão humilhados pelos seus chefes por intermédio dos conceitos que é fácil compreender toda a sua vontade de descontar em quem não tem nada com isso. Torço e oro para que eles possam se unir a exemplo dos QE´s e lutem por seus direitos. A nossa promoção está mais perto do que longe e espero que todas as praças possam conseguir vitórias.

    ResponderExcluir
  6. Sgt Assis 26 de julho de 2013 11:5926 de julho de 2013 08:00

    Parabéns, amigo Paulo Roberto sempre lutando pela nossa classe que deus abençoe vc e a todas familiares dos QEs, pensamento positivo.

    ResponderExcluir
  7. Sgt Rudival de Mato Grosso do sul.
    Valeu Roberto, esses Sgt de carreira da ESA, não podem falar nada, pois eles recebem promoção por tempo de serviço até o Posto de Capitão. Se fosse assim eles deveriam aposentar como Subtenente, pois não fizeram AMAN. Fica a dica para aqueles fracos de memória.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marinha explica uma coisa mais quem tá lá dentro sabe que é tdo mentira.Tenho 28 anos de serviço prestados e agora que consegui ir a 3 sargento.Segundo sargento já não é mais possível pelo atraso.Por isso que muitos colocou na justiça e aí eles aumentaram o número de vagas.Mais acumulou muita gente.Quem deu sorte pega quem atrasou pra eles que se dane.Vamos botar a boca no trombone.Tão tentando enganar o pessoal da PL 4373.Vamos fazer pressão tbem.Obrigado.

      Excluir
    2. cabo andre, voce nao colocou bem o acontecido, fui a sargento com 24 anos de marinha, o que vc escreveu, para ir a sargento, voce tem que ter no minimo 18 anos de cabo.

      Excluir
  9. Paulo Roberto, você foi muito feliz no esclarecimento, parabéns, olha precisamos de cidadãos informados, abnegados, e acima de tudo dotado de conhecimento, precisamos nos aproximar mais da tecnologia, criarmos Blog como este, que é uma benção, infelizmente na nossa grande maioria,somos criados na caserna, confinados no coronelismo, e muitos, acredite te assistem e torcem por você, embora o terror (medo cultural) tome conta e paralise suas ações, estão atentos.
    Uma vez um comandante de área do EB ordenou a retirada de todos os QE das áreas ADM, mandou-os para garagem, depósitos, ranchos, etc..., foi um caos, hoje todos os QEs voltaram as funções, e não só as desempenham com maestria e zelo más, também compartilham suas experiencias com os "lobinhos" (ESA) e as raposinhas (AMAN), e eu quando vejo um comunicado como o seu, com tamanha lucidez e visão global da vida, como uma generosa, e não como mesquinho e egoísta, como eles na maioria são, sabe, me encho de orgulho, agora, só por pertencer a esse grupo de militares, os QE.
    Meu caro Paulo Roberto, ouço aqui em juiz de Fora-MG, que estão criando um partido dos militares, um dia desses um Oficial de alta patente esteve aqui no CMJF fazendo uma palestra, que me parece de cunho politico, te digo uma coisa o seu discurso é muito mais substancial e convincente, pelo que vejo devemos sim nos posicionar, e o que me deixa louco é que nos palanques lobos e raposas que nos aniquilam querem bater nas nossas costas e dizem "o que será do EB quando não houver mais os QES" é de dar nojo.
    Resumindo, somos honestos, somos trabalhadores, temos o conceito necessário,somos éticos e humanos, não aceitemos o rótulo que na ativa eles nos impõem, e mais uma te digo: PARABÉNS
    PS.me perdoe pela covardia do anonimato.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Sr. Paulo Roberto pelas informações sobre PL 4373! Sou QE do EB, eu ficaria muito feliz que melhorias viessem para nós militares das Forças Armadas, tanto para QEs como para militares de carreira, todos nós estamos vivendo uma fase de defasagem salarial e quem sofre com isso? somos nós mesmos e nossas famílias, enfim estamos no mesmo barco, e estando no mesmo barco devemos remarmos na mesma direção, rumo a dignidade para uma vida melhor para todos nós e flias. Um grande abraço a todos os militares QEs e de carreira deste Brasil, pois todos merecem e querem viver um pouquinho melhor, se não vivermos com este sentimento não vale a pena viver, estamos de passagem aqui em vão! Lutem pelo que é melhor e lembrem-se, DEUS quer o bem de TODOS NÓS! SGT QE, BÊNÇÃO AQUI DO SUL!

    ResponderExcluir
  11. na marinha o cabo so vai a terceiro sargento,com mais de 23 anos de marinha,quando vai,isso e uma vergonha,infelizmente isso e a vida do quadro especial da mb.NAO PODEMOS ESQUECER DA MARINHA E NEM DA FAB.O PROJETO TEM QUE BENEFICIAR AS 03 FORÇAS ARMADAS,

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Paulo Roberto. Cabe ressaltar que a constituição determina que cada força se adeque a pessoal e material. Por isso seria bom que cada força fizesse o seu projeto, com mesmo teor. Misturando, colocando emenda demora mais.

    ResponderExcluir
  13. Caro Paulo Roberto,
    Não consegui entendê-lo até o presente momento, sobre a situação da aprovação da PL 4373, pois essa PL foi proposta pelo Executivo do Governo Dilma, depois recebeu diversas emendas, mas o que se vê, pelo fato dessas referidas emendas ao projeto original, é que as três fracas (isso mesmo, fracas armadas) estão tratando seus militares com a maior frieza possível, veja que o Exército conseguiu esse projeto por conta de 3 Políticos, no caso da Marinha nem sei, a Aeronáutica por sua vez, não foi quem propôs a PL mas é por meio dos seus integrantes do Quadro Especial de Sargentos que conseguiram criar uma Comissão Parlamentar com 310 Políticos para garantir a aprovação da PL 4373 e acrescentaram o direito da Promoção à Graduação de Sub Oficial para a Marinha/ Aeronáutica e Subtenente para o Exército, justamente por incluir o Par. Único ao Art. 62 do Estatuto dos Militares, outro detalhe é que nem a Marinha, nem o Exército e nem a Aeronáutica nunca fizeram nada pelos seus militares integrantes dos Quadros Especiais nesse sentido, então temos que agradecer muito a DEUS porque os integrantes do quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica estarem lutando juntos e com muito mais força que nós do Exército, a começar pela número de Políticos que estão os apoiando e depois eles ainda criaram uma Comissão específica para a causa dos Quadros Especiais de Sargentos e incluíram no Estatuto da Comissão Parlamentar a Marinha e o Exército,,, ou seja, nos apoiaram mais do que poderíamos pensar, porque a pensar que se estivéssemos sozinhos nesta luta, ao contrário do que se pensa, não teríamos nenhuma chance de conseguirmos a aprovação da PL 4373, justamente por sermos muito pouco no Congresso com apenas três políticos nos ajudando, esta é a verdade. Vimos nesta história que a impossibilidade de projetos individuais jamais teriam chance alguma de ser aprovado no Congresso haja visto que se fosse para se ter início de algum projeto individual, quem deveria então se manifestar em primeiro lugar, deveria ser a Marinha, uma vez que ela a mais antiga e o que fosse determinado a ela se estendesse às outras, e não fosse apresentado um projeto pelo Exército, pelo que parecia não conseguir nem imaginar uma situação desta, pois nunca havia se manifestado nesse sentido. Mas esta luta tomou a proporção gigantesca porque o pessoal QE da Aeronáutica montou um verdadeiro Tribunal em Brasília lutando pela categoria, coisa que eu gostaria que o Senhor Paulo Roberto, me respondesse: QUEM FOI O QE DO EXÉRCITO QUE CRIOU PELO MENOS MEIA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS???? Sou SGT QE JURUNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua posição, mas a constituição é que rege as forças armadas. Temos que mudar a carta magna para adquirir melhorias, se não sempre que entrar um projeto no congresso vai ser INCONSTITUCIONAL.

      Excluir
    2. Caro amigo Juruna que não tem nome e nem cara.
      1ª – Odeio conversar com anônimos que tem medo de mostrar o nome e a cara;
      2º – Pra você não me entender, deve ter pegado o bondi andando e não dá pra você ficar na janela, não sabe o que ta acontecendo, então espere;
      3º – A Marinha é metida a sangue azul, nunca iria enviar uma emenda pra ajudar os QEs do quadro, você nem imagina quem fez, então fique calado;
      4º - Dou meus parabéns aos QESA por esta união que eles tem, coisa que nós QEs não temos, já começa por ai; e
      5º - Se você não sabe ou deixa de saber, existe uma associação das Praças em Brasília que se chama APRAFA – ASSOCIAÇÃO DAS PRAÇAS DAS FORÇAS ARMADAS, tem vários integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, esta turma está enfocada em vários estados e lutando pela aprovação das Emendas da PL 4373/2012, isto é mais de que uma comissão, estou sempre seguindo o trabalho deles e dou os parabéns, aproveitando associasse a eles e nos ajude, e para de criticar, pois nós estamos trabalhando muito e mostrando a cara. É muito fácil escrever e falar palavras lindas se não sabe lutar, me poupa vai.

      Att: Paulo Roberto

      Excluir
  14. Quando vai começar a promover os militares do QE?

    ResponderExcluir
  15. QUANTO ÀS FORÇAS ARMADAS, O PROJETO SÓ SERÁ INCONSTITUCIONAL SE NÃO FOR ENVIADO PELO EXECUTIVO! PRESIDENTE /MD. NO CASO DO PL 4373/2012, FOI ENVIADO PELA PRESIDENTE!!! ENTÃO É CONSTITUCIONAL!!!

    ResponderExcluir
  16. PAULO ROBERTO VOCE poderia me responder qual o prazo de cada comissões para entregar o projeto de uma para outra ??? e se todas aprovarem a pl vai precisar ir a votação ou é direta aprovada????se todas as comissões aprovarem e quem vai escolher a emenda do projeto sendo que tem varias e mais uns substitutivos ???

    ResponderExcluir
  17. PREZADO PAULO ROBERTO,

    NEM TODOS CHEGAM NA PROMOÇÃO DE 2º SARGENTO, UNS VÃO COMO CABO E POUCOS CHEGAM À 2ºSG, MAS DIZEM QUE O QUADRO ESPECIAL DA MARINHA,JÁ ESTÁ RESOLVIDO. ISTO AQUI,É O RESUMO DO NOSSO PLANO DE CARREIRA.VERDADEIRA ESCRAVIDÃO!

    OSTENSIVO
    PCPM
    OSTENSIVO - G-3 - ORIGINAL
    DETALHAMENTO DO PLANO DE CARREIRA DOS QUADROS ESPECIAIS DE PRAÇAS
    CONDIÇÕES E REQUISITOS PLANEJAMENTO DA CARREIRA
     CABO
     Para Promoção:
    * Interstício completo;
    * Aptidão física: apto em inspeção de saúde e TAF;
    * Aptidão Média para Carreira > 3 pontos;
    * Comportamento > 70 pontos;
    * Tempo de embarque ou tropa para o QEPA > 1 ano na graduação e
    Tempo de função técnica na graduação para o QEAP > 2 anos.
     Interstício de planejamento: 18 anos de CABO;
     Cumpre tempo de embarque, tropa ou de função técnica; e
     Realiza o Est-HabSG a partir do 18º ano da graduação de CABO.
     TERCEIRO-SARGENTO
     Para Promoção:
    * Interstício completo;
    * Aptidão física: apto em inspeção de saúde e TAF;
    * Aptidão Média para Carreira > 3 pontos; e
    * Comportamento > 85 pontos.
     Interstício de planejamento: 5 anos.
     SEGUNDO-SARGENTO
    QEPA QEFN QEAP

    DESDE JÁ AGRADEÇO SEMPRE PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS DO QUE VEM ACONTECENDO NO BRASIL, PELA LUTA CONSTANTE DA VERDADE DENTRO E FORA DAS FORÇAS ARMADAS.

    Att,


    CABO ANDRE e com a colaboração do SG JUADSON AMORIM

    ResponderExcluir
  18. Ai Paulo como funciona essas reuniãos pois foi determinado 5 para avaliação das emendas elas não são divulgadas como ficar sabendo quantas ja foram feitas ou só serão divugadas quando ja resolvidas e prontas para a votação das mesmas. Obrigada,abraços ao amigo e que DEUS proteja a todos nós!

    ResponderExcluir
  19. PAULO ROBERTO NÓS DO QE DA MARINHA AGRADECEMOS SEU EMPENHO NA APROVAÇÃO DA PL 4373/12 E GARANTO QUE NÓS COMO VOCÊ DIZ SANGUE AZUL TAMBÉM ESTAMOS LUTANDO PARA QUE ESSE ANSEIO DOS QES SEJA ATENDIDO.

    OBS:NÃO SEI ONDE VC OBTEVE A INFORMAÇÃO QUE O PESSOAL DE MARINHA É SANGUE AZUL,MAS JUGAR UM CONTIGÊNTE DA FORMA QUE VC ESTA JUGANDO FICA NESSE MOMENTO ESTRANHO VC PREGAR UNIÃO DOS QES EM PROL DE NOSSAS NECESSIDADES. QUANDO FOR ASSIM DIRIJA-SE DIRETAMENTE AO INDIVÍDUO E NÃO SE IGUALE A ESSA PESSOA IGNORÂNTE AS CAUSAS MILITARES E QUE ESTÃO PARA TUMULTUAR E DESVIAR NOSSA VERDADEIRA MISSÃO.

    MARINHA TAMBÉM TEM QE E FAZ PARTE DA CORRENTE COMO UM ELO.
    3ºSG VALTER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter,
      Acho que vc me julgou mau, eu trabalhei 6anos e meio no GSI/PR, e conheci muito bem as praças e oficiais da Marinha, e quando eu falo em sangue azul, não são os praças, e vc ja deveria saber disso que, quando um praça fala de sangue azul, nunca são os praças, vc deveria me conheçer melhor, só quem está do meu lado que sabe, e conheço o sofrimento de voçês..... Abraço
      Att: Paulo Roberto

      Excluir
  20. INFORMO QUE NA MARINHA CABOS PROMOVIDOS ATÉ 1997, TIVERAM SUAS CARREIRAS CEIFADAS IMPEDIDOS DE REALIZAR NOVOS CONCURSOS APARTIR DO ANODE 2001 MUITOS DESSES PRAÇAS TINHAM EM MÉDIA 10 A 11 ANOS DE CARREIRA E CONCORRERAM NESSE ANO DE 2001 COM DISTINÇÃO DE VAGAS ENQUANTO OS MILITARES ATÉ 1997 ERA UMA MÉDIA DE 2/10 DE VAGAS OS QUE HOJE SE DIZEM DE ESCOLA CONCORRIAM 1/1 VAGAS E A MAORIA DOS QUE HOJE SÃO QE TIRAM NOTAS SUPERIOS AO MILITARES QUE SE DIZEM DE ESCOLA. A INJUSTIÇA ESTA DENTRO DA PRÓPRIA FORÇA. ESSA INFORMAÇÃO DEVE SER PASSADA TB À COMISSÃO E QUE QUASE TODOS OS QES TEEM 2ºGRAU SE NÃO FOR TODOS E OS QUE NÃO TEEM FORAM DESESTIMULADOS PELA FALTA DE PESPECTIVAS NA CARREIRA ISSO TEM QUE SER CORRIGIDO. COLOQUE OS MILIARES QUE TEM 2º GRAU PARA FAZER AP E OS QUE NÃO TEM FAZEM QUANDO CUMPRIR O REQUISITO.

    ATT,
    3ºSG VALTER

    ResponderExcluir
  21. PAULO,


    VALEU PELA EXPLANAÇÃO,EU REALMENTE INTERPRETEI MAU MINHAS DESCULPAS.
    UMA ABRAÇO.

    ATT, VALTER.

    ResponderExcluir
  22. Paulo Roberto saiu dia 06 agosto que foram apresentados mais 5 emendas ao substutivos. você sabe nos informar o conteúdos delas ?

    ResponderExcluir
  23. Companheiro,foi encerrado a`presentação de emendas e ficou somente as cincos apresentadas ao substitutivo que ira para votação, esperamos que de tudo certo,se DEUS quiser. Um abroço a todos!

    ResponderExcluir