quinta-feira, 11 de julho de 2013

RESPOSTA À PRESIDENTA ACERTA DO SERVIÇO MÉDICO

Por LEUDIMAR MARTINS

Gostaria de responder a Presidenta da República quando se disse avaliando os protestos nacionais por políticas públicas de qualidade.
Disse que iria convocar governadores e prefeitos das maiores cidades para tratar das pautas reivindicadas pelos protestantes.
E como sempre, presidenta; as decisões são precipitadas e POPULISTAS, não existe planejamento e nem execução de políticas públicas; por isso é o caos.
Seu governo age sempre no famoso modelo de APAGAR INCÊNDIO para se legitimar, já se vão para os doze anos de governo de seu partido político.
Assim V Exa passa a responsabilidade pela péssima qualidade da saúde no Brasil aos médicos.
Presidenta, a responsabilidade é de V Exa, que deveria ser processada por crime de responsabilidade.
E não se utilizar das ferramentas do Estado para prometer que vai resolver o problema da saúde pública do Brasil contratando médicos estrangeiros.
Isso é um desrespeito a comunidade médica do Brasil. Não somente aos médicos, mas a todos os profissionais que labutam na área da saúde.
Melhorar a saúde, seria Presidenta, melhorar as condições de trabalho do médico e oferecer salário digno.
Os postos de saúde e hospitais estão sucateados.
V. Exa e seu sistema de gestão de saúde abandonaram os postos de atendimento e hospitais do País em situação de tamanha precariedade.
Faltam: UTI, leito, equipamentos para diagnóstico, instalações dignas, medicamentos, até esparadrapo, gases etc.
Ou seja, Presidenta, como um médico pode atuar com dignidade no Brasil no sistema que a senhora realiza péssima gestão, se falta tudo.
Será que a senhora seria capaz de contratar engenheiros, arquitetos, pedreiros e outros profissionais da área da construção para construírem um edifício sem material de construção, sem as ferramentas e equipamentos necessários?
Pois, presidenta no SUS, em que V Exa é a principal responsável, não só faltam os materiais e equipamentos, mas principalmente VERGONHA NA CARA.
É muito fácil jogar a culpa na comunidade médica.
Presidenta qual seria sua atitude se tivesse uma filha ou neta médica e esta fosse contratada para trabalhar no interior do Brasil com um contrato verbal; local sem mínimas condições de trabalho e depois de três meses sem férias e sem receber, pois levou um calote.
É isso que acontece com os médicos que vão para o interior do Brasil
Por que não estabelece uma carreira de Estado para a categoria de médicos e melhores condições de trabalho, como é o caso dos membros do Judiciário, Ministério Público e Defensores públicos.
V Exa exerce atitude autoritária, prepotente e arbitrária quando diretamente joga o problema da saúde para os médicos brasileiros.
Será que seria capaz também de atribuir a péssima qualidade da educação no Brasil aos professores?
Os dignos professores brasileiros assim como médicos não possuem nenhuma culpa da gestão da educação desastrosa, a qual V Exa é a principal gestora.
Ou será que V Exa está pensando em contratar professores estrangeiros para resolver o problema da educação?
Todos os conselhos de medicina e outros ligados à saúde no Brasil devem ficar atentos para proporem as medidas necessárias contra a atitude prepotente da Presidenta da República.
Se quiser contratar médicos estrangeiros que jamais faça em MASSA COMO PROMETEU, e os que vierem, DEVEM PASSAR PELO EXAME ATUAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA QUE É UMA GARANTIA A DIGNIDADE DA PESSOA AOS BRASILEIROS, ESCULPIDA NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988; QUE PODERÃO SER ATENDIDOS POR PROFISSIONAIS COMPETENTES PARA TRATAR DO BEM MAIS VALIOSO, A VIDA.

Presidenta receba o repúdio não somente da comunidade de médicos e outros profissionais que atuam na área da saúde, mas tenho certeza dos brasileiros.
Eu não sou médico. Mas me uno a essa comunidade no momento irresponsável de uma autoridade. TENHO CERTEZA QUE POVO BRASILEIRO SABE QUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA PÉSSIMA QUALIDADE DA SAÚDE NO BRASIL, É O SEU GOVERNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário