sábado, 22 de março de 2014

Tropas russas invadem base aérea na Crimeia e dão ultimato

Vladimir Putin promulgou na sexta-feira (21) anexação da Crimeia à Rússia.
Veículos armados russos entraram na base de Belbek.

Da Reuters

Tropas russas cercaram e invadiram uma base aérea ucraniana na Crimeia e emitiram um ultimato às forças locais, exigindo a rendição, disse neste sábado (22) o vice-comandante da base em Belbek, perto de Sebastopol.
Soldados ucranianos na base em Belbek (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters)

"As tropas russas nos deram uma hora para uma rendição ou eles vão começar a atacar. Não vamos a lugar algum, vamos ver que tipo de ataque é este", disse Oleg Podovalov à Reuters.

Após o prazo, as forças armadas, com o apoio de veículos blindados russos, entraram na base e atiraram para o alto com armas automáticas, alertando as tropas ucranianas que estavam do lado de dentro.

Um veículo blindado forçou a entrada da base de Belbek, perto de Sebastopol, onde um homem apontou sua arma para soldados ucranianos. Uma ambulância foi vista no local.

O comandante da base informou, segundo a Reuters, que será levado pelos russos para “conversas”. Ele
Tiros foram ouvidos dentro do local. Um ucraniano ficou ferido na tomada da base, que era um dos últimos prédios militares na Crimeia ainda sob controle da Ucrânia, informou o coronel ucraniano Juliy Mamchur à Reuters, comandante da base.

Perguntado se achava que iria retornar com segurança das negociações em um local não especificado, ele disse: "Vamos esperar para ver. Por agora, estamos concentrando todas as nossas armas no armazenamento da base".

O presidente Vladimir Putin promulgou na sexta-feira (21) a anexação da Crimeia à Rússia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário