quarta-feira, 27 de maio de 2015

DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE

Nesta data, o Exército Brasileiro reverencia a memória do Patrono do Serviço de Saúde, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, nascido a 27 de maio de 1836, às margens da lagoa Manguaba, atual cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas. João Severiano ingressou muito jovem na Faculdade de Medicina da Corte.



Como acadêmico do terceiro ano, participou do combate à grave epidemia de cólera que atingiu a população do Rio de Janeiro em 1855. Por essa atuação, o Imperador conferiu-lhe a “Comenda da Ordem da Rosa”. Formou-se médico em 1858 e, em janeiro de 1862, ingressou no Corpo de Saúde do Exército, como 2º Tenente-Cirurgião.

Em 1864, foi voluntário para participar dos conflitos platinos, quando prestou notáveis serviços médicos durante a Guerra do Uruguai e a Guerra da Tríplice Aliança. Nesta última, esteve presente em toda a campanha, nas linhas de fogo, sendo, por sua atuação, alvo de repetidos elogios por parte de seus superiores e subordinados.

Por essa participação, recebeu a “Ordem do Cruzeiro”, tornando-se o único oficial do Corpo de Saúde a ostentar essa condecoração. A lisura e a competência, características de sua personalidade, renderam a João Severiano reconhecimentos em toda a sua vida militar, tendo sido alçado posto de General de Brigada em 1890.

Além de seu desempenho como médico e militar, atuou também na política, como Senador da República, e na literatura, como poeta, escritor, historiador e geógrafo. Faleceu durante o pleno exercício de suas funções, em 7 de novembro de 1897. Hoje em dia, a modernização, a implantação de novos serviços, a aquisição de novos equipamentos para os hospitais, o pioneirismo no emprego de novas técnicas em regiões carentes, as atividades de pesquisas e o aprimoramento na formação do pessoal de saúde demonstram a qualidade do serviço prestado pelas Organizações Militares de Saúde e a preocupação da Força Terrestre com a saúde e com o bem-estar da tropa e da família militar. 

Militares do Serviço de Saúde do Exército, orgulhem-se de sua tão nobre missão e continuem trilhando o caminho da honradez e da ajuda ao próximo, consonantes com as ações de seu Patrono. Bradem, por todos os rincões do Brasil, o seu lema: “prestar a caridade ao ferido, ao moribundo, ao mutilado. Procurando amenizar o sofrimento e bem servir ao nosso Brasil adorado”.

Fonte: http://www.eb.mil.br/documents/16541/1256579/Dia+do+Servi%C3%A7o+da+Sa%C3%BAde+2015/694716b5-d76d-4c25-89b3-44703947e2c8

Nenhum comentário:

Postar um comentário